Telefonia IP

A telefonia IP, conhecida como VOIP, permite grande economia nos recursos destinados à ligações interurbanas e internacionais. A integração da telefonia ao restante da infra-estrutura de rede permite criar soluções avançadas centradas na praticidade e economia.

Grande parte da comunicação telefônica que hoje é feita do modo tradicional, será feita no futuro pela internet, isso não é novidade para ninguém. Isso pode ser resumido pela famosa sigla VoIP. O que pouca gente sabe é que uma das melhores soluções VoIP do mundo é feita em software livre e chama-se asterisk.

Quais as vantagens do Asterisk?

Existe uma lista de boas razões para que você queira ficar na vanguarda da tecnologia adotando o Asterisk. Mas, nem todas são tão óbvias assim. Aqui estão algumas razões incontestáveis:

1. Baixos Custos: alguns usuários de Asterisk relatam até 90% de economia quando comparam com tecnologias de PABX IP proprietários, incluindo aí a eliminação de taxas de licenças de uso por telefone. Os custos também são cortados devido à capacidade do software de rodar em cima de plataforma de hardware padrão, que não precisam necessariamente de rack para a instalação, diferentemente dos sistemas proprietários de ponta.

2. Funcionalidades Flexíveis e Funções Poderosas: novas funções podem ser criadas com scripts na linguagem do Asterisk, em C , PHP, Perl, entre outras linguagens. Como resultado, quem adota o Asterisk pode facilmente criar PABXs programáveis muito poderosos, incorporando funcionalidades que, do contrário, custariam muitas dezenas de milhares de dólares.

3. Compatibilidade com uma Ampla Variedade de Plataformas de Sistemas Operacionais: você não fica preso a sistemas de fornecedores dominantes. Os usuários do Asterisk podem escolher diversas distribuições Linux para instalação do servidor e aplicações para estações entre os vários sistemas operacionais – Windows, Linux, Mac OS X, OpenBSD, FreeBSD e Sun Solaris.

IDS / IPS

Sistema de detecção e prevenção de intrusos permitem ação rápida dos administradores para eventual correção de problemas ou atuação rápida na correção de falhas e/ou fechamento de acessos indevidos.

Na questão de segurança, não podemos simplesmente ter sistemas de Firewall para bloquear um possível intruso ou uma tentativa de ataque. Precisamos ter ferramentas que nos possibilitam identificar essas tentativas e tomar uma atitude contra isso.

Os sistemas de IDS(Intrusion Detection System) têm o objetivo de identificar as tentativas de ataque em uma rede (NIDS – Network Intrusion Detection System) ou localmente (HIDS – Intrusion Detection System). Feita a identificação do ataque, pode-se ainda aplicar um IPS( Intrusion Prevent System) para tomar contra medidas relacionadas a determinado ataque, que pode ser de uma notificação por e-mail ou até mesmo o bloqueio do IP atacante.

Auditoria

Realizamos auditoria e analise de vulnerabilidades em redes, utilizamos metodologias internacionalmente reconhecidas para testes e análise de códigos, como a OWASP – The Open Web Application Security Project. Tais metodologias permitem a realização de uma auditoria atualizada, de acordo com as novas vulnerabilidades descobertas e as mais exploradas à cada ano, tendo como base o Top 10 OWASP.

Os projetos da TriboSys baseiam-se em descobrir as falhas, corrigí-las, aplicar patchs de segurança e colocar ferramentas de IDS como Snort, AIDE e OSSEC e o Nessus para varrer todas as vulnerabilidades.

Preocupamos constantemente com a norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2005.

Redução de Custos

De acordo com uma pesquisa do Giga Information Group realizada em 1.300 clientes, a principal razão que leva as empresas a considerarem a adoção do Linux é a redução de custos. Esse estudo abrangeu quase 1,2 milhão de computadores em todo o mundo e mostrou que a redução de custos foi o motivo apontado por 80% dos entrevistados pela escolha do Linux.

Ainda segundo o levantamento do Giga, o Linux tem maior destaque hoje em segmentos verticais – como criação digital, serviços financeiros, óleo, gás e design eletrônico – e também nas agências governamentais (municipais, estaduais e federais), principalmente nos Estados Unidos, Alemanha, Peru, Índia, Reino Unido, Bélgica e Brasil.

Nas grandes empresas, é necessário que cada máquina possua um sistema operacional e pacote de programas de escritório. No caso de um computador com os softwares da Microsoft, estamos falando do Windows e do MS Office.

Hoje é perfeitamente possível substituir esse cenário por computadores utilizando Linux e programas de escritório e programas clientes de e-mail, com tanta praticidade quanto o sistema da Microsoft.

Existe compatibilidade entre os arquivos gerados em ambas as plataformas, ou seja, a comunicação entre empresas via troca de arquivos/e-mails não fica comprometida.

A redução de custos com a implantação do Linux sobre os softwares proprietários podem gerar uma economia de até 70% em licenças.

Servidor de DNS

O DNS (Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema hierárquico distribuído para a resolução de nomes na Internet, convertendo nomes em endereços IP.

Cada empresa que tenha registrado um nome de domínio deve possuir um servidor de DNS primário e outro secundário.

O DNS foi criado para facilitar a utilização de serviços de Internet e, assim, poderem ser identificados por nomes como, por exemplo, servidor1.suaempresa.com.br, em vez de um endereço IP, como 200.12.43.5. É um sistema essencial e, sem ele, diversas funções relacionadas à Internet não funcionam.

Oferecemos os serviços de implantação de DNS em duas formas, Básica e Avançada. Cada qual possui configurações específicas para determinadas tarefas.

Servidores de Banco de Dados

Realizamos as configurações no sistema Linux para atuar como servidor de banco de dados Open-Source (Postgres , MySQL e Firebird) ou proprietário (Oracle) , com aumento de aproximadamente 30% no desempenho.

Os bancos de dados em Software Livre/Código Aberto estão conquistando o mundo corporativo.

PostgreSQL, Mysql e Firebird, são os mais conhecidos deste segmento devido:

Ao amadurecimento, por terem as tarefas de instalação mais compatíveis com a padronização SQL ANSI 2003 administração facilitada para Administradores de Sistemas, Rede e DBAs.

A consolidação desses bancos de dados no mundo corporativo desafiam os responsáveis de TI a colocá-los em funcionamento no “coração” de seus sistemas corporativos (ERP, Datawarehouse, BI…). Com a adoção crescente pelo mercado corporativo surgem as necessidades de construção de ambientes com replicação, balanceamento de carga e integração com outros bancos de dados. Para isso, é necessário grande experiência e conhecimento aprofundado do prestador de serviço e da sua equipe técnica para planejar, implementar as melhores soluções para obter elevado desempenho, fazer tuning no banco de dados e fazer instalações que permitam trabalhar em alta-disponibilidade, tudo isso para permitir seu uso em aplicações de missões críticas dentro do mercado corporativo.

A utilização de ferramentas complementares à esses bancos de dados aumenta sua possibilidade de uso, como é caso do Sequoia, que é uma solução de middleware transparente de uso para cluster, balanceamento de carga e alta-disponibilidade para qualquer banco de dados.

PostgreSQL é o banco de dados desenvolvido com apoio de algumas empresas importantes no mercado corporativo como Sun, Red Hat, Fujitsu, Unisys. Suas funcionalidades e desempenho são comparáveis ao Oracle, DB2 e Microsoft SQL-Server.

MySQL é conhecido por ser o banco de dados mais rápido existente. Muito utilizado em aplicações web devido à sua facilidade de uso e gerenciamento facilitado. É o banco de dados muito utilizado pelo Google.

Firebird herda em seu coração o Interbase da Borland, é um banco rápido, versátil, de fácil gerenciamento e muito usado em aplicações embarcadas.

Automatizamos as rotinas de backup para facilitar o seu dia-dia.

Tunning / Hardening

Para funcionar com seu desempenho máximo direcionado a uma determinada tarefa, o Linux pode passar por uma configuração conhecida como “tunning”, que consiste em ajustar a performance do sistema operacional, assim, uma máquina mais “enxuta” e com muito mais potência para o processamento.

Possuindo larga experiência na realização de tunning em Linux, oferecemos o benefício de alcançar até 30% a mais de desempenho nos servidores da sua empresa.

Garantimos elevados níveis de performance, reduzindo o consumo de memória, além de contar com um suporte qualificado que realiza o levantamento das funções a serem otimizadas.

Ao mesmo tempo que melhoramos a performace do sistema operacional precisamos se preoculpar com o Hardening, que consiste no fortalecimento tanto do sistema operacional quando do Kernel.

Servidor de Firewall

O Firewall é o dispositivo de rede que tem por função regular o tráfego entre redes distintas e impedir a transmissão de dados nocivos ou não autorizados de uma rede à outra.

Geralmente, um Firewall é utilizado para restringir o acesso de terceiros a serviços e informações confidenciais, de forma que somente pessoas autorizadas possam acessá-las. O Firewall impede que as empresas sofram ataques e invasões externas realizadas por hackers, evitando que dados vitais sejam roubados ou que quaisquer danos sejam causados à empresa.

Servidor de Arquivos

Os servidores de arquivos em sistemas Unix/Linux permitem interação com sistemas operacionais proprietários da família Windows, seja como servidor ou cliente, fornecendo uma solução efetiva de alto desempenho, confiabilidade e segurança.

Entre as vantagens oferecidas, destacam-se:

– A opção de acesso a arquivos através da autenticação de usuários;

– Restrições em permissões para instalações e modificações nas maquinas Windows;

– Possibilidade de centralização de backup dos dados;

– Criação automática de contas de máquinas com base em sistemas operacionais da Microsoft com tecnologia NT, tais como Windows NT, Windows 2000 e Windows XP;

– Entre muitas outras.

Servidor de E-Mails

Servidor de e-mail para empresas que desejam administrar suas próprias contas ou prover serviços a terceiros.

Servidor de e-mails dedicado que intercepta todas as mensagens recebidas da Internet, remove vírus e spams com índice de eficácia próximo a 100% e, somente depois, repassa essas mensagens aos destinatários. Solução completa para e-mail seguro com softwares livres.

Características

– Serviços POP-3. Além do serviço de tráfego de e-mails, implementa caixa-postais em POP-3, padrão para download de mensagens.

– Antivírus. Integra ClamAV, um poderoso e confiável sistema antivírus para evitar a entrada da mais comum ameaça a servidores e rede.

– Antispam. Integra Spamassassin, aclamada solução antispam, para evitar o entulhamento das caixas-postais dos usuários e conseqüente perda de tempo e produtividade.

– Console administrativo. Integra console web que permitem a administração dos domínios, das contas, e de grupos de distribuição.

– Relatórios de utilização. Disponíveis via browser ou e-mail, para administrador analisar a utilização dos serviços, identificando má utilização ou prevendo a necessidade de melhorias.