Redução de Custos

De acordo com uma pesquisa do Giga Information Group realizada em 1.300 clientes, a principal razão que leva as empresas a considerarem a adoção do Linux é a redução de custos. Esse estudo abrangeu quase 1,2 milhão de computadores em todo o mundo e mostrou que a redução de custos foi o motivo apontado por 80% dos entrevistados pela escolha do Linux.

Ainda segundo o levantamento do Giga, o Linux tem maior destaque hoje em segmentos verticais – como criação digital, serviços financeiros, óleo, gás e design eletrônico – e também nas agências governamentais (municipais, estaduais e federais), principalmente nos Estados Unidos, Alemanha, Peru, Índia, Reino Unido, Bélgica e Brasil.

Nas grandes empresas, é necessário que cada máquina possua um sistema operacional e pacote de programas de escritório. No caso de um computador com os softwares da Microsoft, estamos falando do Windows e do MS Office.

Hoje é perfeitamente possível substituir esse cenário por computadores utilizando Linux e programas de escritório e programas clientes de e-mail, com tanta praticidade quanto o sistema da Microsoft.

Existe compatibilidade entre os arquivos gerados em ambas as plataformas, ou seja, a comunicação entre empresas via troca de arquivos/e-mails não fica comprometida.

A redução de custos com a implantação do Linux sobre os softwares proprietários podem gerar uma economia de até 70% em licenças.