Telefonia IP

A telefonia IP, conhecida como VOIP, permite grande economia nos recursos destinados à ligações interurbanas e internacionais. A integração da telefonia ao restante da infra-estrutura de rede permite criar soluções avançadas centradas na praticidade e economia.

Grande parte da comunicação telefônica que hoje é feita do modo tradicional, será feita no futuro pela internet, isso não é novidade para ninguém. Isso pode ser resumido pela famosa sigla VoIP. O que pouca gente sabe é que uma das melhores soluções VoIP do mundo é feita em software livre e chama-se asterisk.

Quais as vantagens do Asterisk?

Existe uma lista de boas razões para que você queira ficar na vanguarda da tecnologia adotando o Asterisk. Mas, nem todas são tão óbvias assim. Aqui estão algumas razões incontestáveis:

1. Baixos Custos: alguns usuários de Asterisk relatam até 90% de economia quando comparam com tecnologias de PABX IP proprietários, incluindo aí a eliminação de taxas de licenças de uso por telefone. Os custos também são cortados devido à capacidade do software de rodar em cima de plataforma de hardware padrão, que não precisam necessariamente de rack para a instalação, diferentemente dos sistemas proprietários de ponta.

2. Funcionalidades Flexíveis e Funções Poderosas: novas funções podem ser criadas com scripts na linguagem do Asterisk, em C , PHP, Perl, entre outras linguagens. Como resultado, quem adota o Asterisk pode facilmente criar PABXs programáveis muito poderosos, incorporando funcionalidades que, do contrário, custariam muitas dezenas de milhares de dólares.

3. Compatibilidade com uma Ampla Variedade de Plataformas de Sistemas Operacionais: você não fica preso a sistemas de fornecedores dominantes. Os usuários do Asterisk podem escolher diversas distribuições Linux para instalação do servidor e aplicações para estações entre os vários sistemas operacionais – Windows, Linux, Mac OS X, OpenBSD, FreeBSD e Sun Solaris.